sábado, 23 de abril de 2011

PRECISAMOS DE VOLUNTÁRIOS - ZONA DE LISBOA



Precisamos de voluntários para prestar serviço comunitário num bairro social localizado em Telheiras Sul. 



Desde há quase sete anos, vieram viver para uma das casas sociais do bairro três irmãs (freiras católicas) para concretizarem na vida a sua opção radical e preferencial “pelos últimos dos últimos”. Sem projectos pré elaborados, porque abertas à vida que emerge e numa mística tendente a fazer presente a misericórdia e a ternura no feminino. “Vizinhas entre Vizinhos”- iguais mas diferentes, com a porta sempre aberta para quem chega e prontas a ajudar nos problemas que vão surgindo: levantar os caídos, ajudar os enfermos e mães de família, procurar alternativas ou simplesmente acolher cada um, que aparece. Família dos sem família…

Existem muitos problemas no bairro: toxicodependência, alcoolismo, analfabetismo, famílias desestruturadas,  pessoas perdidas sem família nem emprego. Pais sem os filhos, filhos sem os pais…

Uma das vertentes é o “Espaço Aberto” onde se tenta oferecer uma ALTERNATIVA a crianças, adolescentes e jovens…mas vocacionado a integrar novas valências, desde que respondam a necessidades detectadas no bairro e surjam voluntários com vocação para desenvolver novos compromissos.

Desta forma, estamos a tentar ampliar a EQUIPA DE VOLUNTÁRIOS para podermos potenciar as actividades existentes no “Espaço Aberto” e abrir novas frentes, que podem abranger outros níveis etários (gerindo os horários).

Precisamos novos voluntários para as seguintes áreas:

- Psicologia
- Advocacia
- Alfabetização alternativa (não formal com uma pedagogia activa)
- Explicações de acompanhamento e a alunos com dificuldades
- Informática
- Outros pequenos trabalhos de intervenção comunitária…

Estes pontos podem ser adaptados consoante as necessidades e a oferta dos voluntários. A irmã Júlia está disponível para dialogar e para visitas de “reconhecimento”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ocorreu um erro neste dispositivo